data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)
O que era para ter sido uma sexta-feira tradicional de trabalho, se transformou no início de uma grande batalha para o professor Frederico Guilherme Schirmer, 43 anos. Na manhã de 9 de agosto de 2019, Fred, como é conhecido, começou a sentir um desconforto na perna direita, problema que durante o dia se agravou e resultou em dores fortes e a hospitalização. Em menos de 24h o quadro do professor evolui drasticamente e resultou na amputação total da perna direita.
- Eu pedi morfina para os médicos e nem isso estava fazendo mais efeito. Era uma dor insuportável. Me recordo que apaguei e voltei algumas vezes, mas depois disso acordei vinte e tantos dias depois, como se tivesse passado apenas um - conta Fred.
Segundo o médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro, a bactéria encontrada em Fred foi a aeromonas sobria, que habitualmente se encontra em habitats aquáticos e no organismo gastrointestinal de animais silvestres.
- A forma como ele teve esse infecção e como se disseminou na corrente sanguínea até chegar ao músculo e fazer a lesão, foi uma situação que nós investigamos e não conseguimos chegar a nenhuma conclusão pelas características que o Fred tinha - explica o médico.
Após ter respirador furtado, menino ganha doação do aparelho
De acordo com Bruna Schirmer, 31 anos, desde que o irmão deu entrada no hospital, ele ficou aproximadamente 20 dias em coma induzido no Centro de Terapia Intensiva (CTI), e que foram momentos de angústia e ansiedade:
- Foram dias difíceis, de sofrimento e apreensão. É incompreensivo que uma pessoa vai ao pronto atendimento andando e consciente, mas em menos de 24 horas não pode se comunicar com a família. Foram muitas informações para processarmos num curto espaço de tempo. Queríamos entender o que acontecia.
Quais são os golpes mais comuns aplicados em idosos
Segundo a médica especialista em medicina intensiva Luciele Schifelbain, após acordar do coma e saber o que havia acontecido, ele teve uma resposta muito boa diante da situação. Ela explica, que agora Fred precisa de fortalecimento muscular, esse reforço será importante, principalmente para a adaptação com a prótese.
No primeiro mês, Restaurante Popular serviu mais de 8,3 mil refeições
SUPERAÇÃO
Fred está há mais de cinco meses hospitalizado e precisa de uma prótese para poder retornar à suas atividades regulares e para a sala de aula, que é seu grande desejo:
- Quando eu estava na CTI os médicos falaram que eu tinha 0,5% de chance de viver. Eu tive que reaprender a falar, a respirar, a mastigar e engolir, mas estou aqui. E agora eu preciso dessa prótese, que é totalmente articulada para o quadril, que vai me ajudar a retomar minha vida normalmente.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)
Com a ajuda da fisioterapeuta, Fred faz exercícios para fortalecimento muscular
Segundo o professor, a prótese e o processo de adaptação não são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, com a ajuda da família, estão realizando a vaquinha online, Todos pelo prof. Fred, para que arrecadar o valor.
- A nossa meta é R$ 150 mil. Esse valor é para adquirir a prótese e, também, para custear todos o tratamento de adaptação.
Família procura por jovem desaparecido em Caçapava do Sul
Para o professor a força de familiares, amigos e profissionais foi uma união importante que ajuda ele a passar por esse momento:
- Minha vontade é de retornar a vida, e sei que você conseguir minha prótese e retomar minhas atividade. Eu estou bem. É bola para frente, a vida continua.
COMO AJUDAR
Vaquinha online
- Todos pelo prof. Fred - ID 865688
Depósito bancário
- Conta Caixa Econômica Federal - Agência 0501 - Operação 013 - Conta 183944-1
- Conta Banrisul - Agência 0350 - Conta 391120560-0